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A fábrica do futuro que vai produzir o Porsche Taycan elétrico

A Porsche está a construir uma linha de montagem completamente nova na sua fábrica de Zuffenhausen para a produção do Taycan, o seu primeiro modelo 100% elétrico. “Uma fábrica dentro de uma fábrica”, explica Lutz Meschke, Vcce-presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho responsável pelas Finanças e IT da Porsche.

Foto: Porsche

“Prevemos que mais de 50% dos modelos Porsche vendidos a partir de 2025 sejam eletrificados,” afirma Meschke. Isto vai implicar investimentos substanciais em campos como o desenvolvimento e produção, assim como na formação das equipas. Apesar disto, o objetivo de ter uma margem de, pelo menos, 15% mantem-se sem alterações. “Adicionalmente aos processos eficientes, a receita dos produtos digitais e serviços deverá au­ mentar o seu contributo para o nosso sucesso económico,” adianta

Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo responsável pela Produção e Logística, explica: “Ao aplicar uma linha de produção flexível, a Porsche irá torna-se no primeiro fabricante automóvel a utilizar sistemas de transporte sem condutor num processo de produção em série.”

Isto vai permitir que a marca de automóveis desportivos combine as vantagens do princípio tradicional da produção em série com a flexibilidade da montagem versátil. Vai também permitir aumentar o número de ciclos de trabalho, mantendo a mesma quantidade de espaço. Seguindo o conceito “smart, green, lean”, a Porsche persegue também uma produção sustentável. O processo de produção do Taycan está isento de carbonos, com o objetivo futuro de que a produção seja de impacto zero, uma fábrica sem impacto ambiental.

A introdução do Taycan criou 1200 novos postos de trabalho em Zuffenhausen. “O Taycan é um dos maiores criadores de ofertas de trabalho na história da Porsche,” destaca Andreas Haffner, membro do Conselho Executivo responsável pelos recursos humanos e assuntos sociais. Nem todos estes novos funcionários irão produzir o Taycan; vão também produzir automóveis desportivos de duas portas.

O objetivo da Porsche com o Taycan é criar uma equipa com uma saudável mistura entre experiência em automóveis desportivos e novos membros. Este desenvolvimento verá também uma iniciativa de formação em larga escala a ter lugar num espaço de produção construído no centro de formação, em Zuffenhausen. Uma plataforma digital de ensino, que contém mais de 1200 unidades de formação em questões relacionadas com a transformação digital e que permite aos utilizadores estudar de forma independente e de acordo com as suas necessidades

A relação próxima de trabalho entre a competição automóvel e a produção em série resume o quão importante é partilhar conhecimento. Tal como o Porsche 919 Hybrid, que conseguiu inúmeras vitórias em Le Mans, o Taycan é alimentado pela inovadora tecnologia de 800 V. Esta foi uma das decisões mais essenciais para o 919, pois o nível de voltagem define efetivamente o curso para todo o conjunto de propulsão elétrica: desde a bateria até à disposição dos sistemas eletrónicos e dos motores elétricos até à capacidade do processo de carregamento. Ao adotar uma aproximação pioneira e desenvolvendo e componentes para 800 V, a Porsche ele­ vou os limites do que é tecnicamente exequível – incluindo o que está relacionado com a bateria de iões de lítio refrigerada por líquido. Entre o ambiente intensamente competitivo do desporto automóvel, a Porsche tem continuado a desenvolver as suas tecnologias. A marca alcançou agora uma densidade de potência nunca antes vista. Para o Taycan isto significa que a arquitetura de 800 V do veículo garante que a bateria de iões de lítio pode ser recarregada em apenas quatro minutos, garantindo energia suficiente para percorrer 100 km (de acordo com o ciclo NEDC). Esta transferência de conhecimento irá alcançar todo um novo patamar quando a Porsche entrar na Formula E, na época 2019/2020.

Os processos de carregamento rápido pedem sistemas de carregamento poderosos. É por isso que a Porsche E-Performance cobre todas as áreas da infraestrutura com soluções para circula­ ção e para casa. Com uma capacidade até 22kW, o Porsche Mobile Charger Connect é uma forma rápida e conveniente para carregar o Taycan em casa durante a noite. Pode também ser carregado através da tecnologia de indução. Como parte da joint venture lonity – que também envolve a BMW, a Daimler e a Ford – a Porsche irá criar 400 postos de carregamento de alta potência com uma capacidade de 350kW por ponto de carregamento por toda a Europa até ao final de 2019.

 

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