Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

ACAP propõe criação de cluster automóvel

autoeuropa

A ACAP, associação automóvel de Portugal vai propor a criação de cluster automóvel no País, que integre os fabricantes de veículos e de componentes e outros stakeholders do setor, como centros de investigação ou universidades. O projeto, que há cerca de 20 anos chegou a ser equacionado pelo relatório de competitividade do consultor americano Michael Porter, conta com o apoio da AFIA, a associação internacional da indústria automóvel.

A indústria automóvel gera um volume de negócios anual de 6,5 mil milhões de euros, em Portugal, agrupando 417 sociedades e cerca de 32 mil trabalhadores, segundo os dados de 2014.

O automóvel lidera o top dos produtos exportados, valendo 11% do total das exportações nacionais e contribui positivamente para a balança comercial, com uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 80%.

China já absorve mais de 10% da produção nacional

No ano passado foram produzidos em Portugal 156,6 mil veículos, o que representou uma quebra de 3% face a 2014. Daquele total, 115,5 mil foram automóveis ligeiros de passageiros e 37,1 mil pequenos furgões de mercadorias, sendo as restantes 4024 unidades relativos à produção de veículos pesados.

Produção automóvelDa produção nacional, 96% tiveram como destino a exportação, maioritariamente para a União Europa. A Alemanha é o principal mercado (25% das exportações), seguida pela Espanha (13%) Reino Unido (10,1%) e França (9,6%). Fora da Europa, a China é o maior mercado, valendo já de 10,5% das exportações do sector e absorvendo uma parcela importante da produção da Autoeuropa.

Portugal tem neste momento quatro fábricas em atividade, com a Volkswagen AutoEuropa a somar mais de 102 mil unidades produzidas do coupé Volkswagen Scirocco e dos monovolumes Volkswagen Sharan e Seat Alhambra. Das linhas de montagem da PSA, em Mangualde, saíram quase 47 mil unidades dos furgões comerciais Citroen Berlingo e Peugeot Partner.

A Mitsubishi Fuso Trucks produziu mais de 6200 comerciais Fuso, enquanto A Toyota Caetano, de Ovar, montou 1692 unidades do Toyota Land Cruiser da geração anterior, destinados aos mercados do Norte de África.

A ACAP vai também propor a manutenção do grupo de trabalho de acompanhamento do setor, criado no âmbito da Comissão de Economia da Assembleia da República, na anterior legislatura e composto por deputados de cada um dos principais partidos.

Outras Notícias

Comentários estão fechados.