Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Opel publica dados de consumo de combustíveis mais realistas

Opel-Astra-Sports-Tourer-299427

Depois de anunciados em dezembro de 2015, os dados de consumo de combustíveis mais realistas foram publicados pela Opel num site de internet (aqui) para os modelos Astra e Astra Sports Tourer.

A fabricante torna-se assim na primeira alemã a publicar os números medidos de acordo com o ciclo de testes WLTP (Worldwide Harmonized Light Duty Vehicles Test Procedure ou Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros, em português), a par dos valores oficiais NEDC (New European Driving Cycle ou Novo Ciclo de Condução Europeu, em português) que estão atualmente estabelecidos por lei.

“A Opel quer ser mais transparente e com base neste compromisso, vamos passar a publicar os intervalos de consumos resultantes do ciclo de testes WLTP ao lado dos valores obrigatórios do NEDC”, explicou William Bertagni, Vice-Presidente para a Engenhariada marca.

Enquanto o teste atual NEDC dá valores para ciclos Urbano, Extra-Urbano e Misto baseado num perfil teórico de condução, o WLTP recorre a perfis ‘reais’ que foram traçados a partir de dados de um inquérito realizado à escala mundial.

O ciclo de condução WLTP divide-se em quatro partes, com velocidades médias diferentes: baixa, média, alta e muito alta. Cada parte engloba uma série de fases de condução, de paragens, de aceleração e de travagem, que refletem quadros de condução do dia-a-dia.

Os intervalos de consumo publicados são estabelecidos do seguinte modo: cada versão (motor/transmissão) é testada numa unidade com o nível de equipamento suscetível de tornar o automóvel mais económico e noutra com o nível mais penalizador do consumo; o valor mais baixo resulta da medição mais favorável obtida nas quatro fases do ciclo WLTP pelo automóvel com o equipamento ‘mais económico’; por seu turno, o valor mais elevado reflete as medições mais altas efetuadas nas mesmas fases com a versão de equipamento mais intensivo do ponto de vista do consumo.

O ciclo WLTP reúne aceitação generalizada na indústria automóvel, tendo sido desenvolvido sob as orientações do Fórum Mundial para a Harmonização da Regulação Automóvel, da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa. O trabalho foi no sentido de encontrar normas mais representativas face à experiência dos utilizadores no dia-a-dia.

Os dados obtidos são comparáveis a nível mundial, enquanto os números do NEDC são válidos apenas para a Europa. De acordo com os planos dos legisladores da União Europeia, o atual ciclo oficial NEDC será substituído pelo novo WLTP em 2017.

“O ciclo WLTP está mais próximo da realidade do que o NEDC e no nosso sítio de Internet mostramos estimativas mais credíveis relativas aos consumos”, afirmou a responsável de Marketing do Opel Group, Tina Müller.

Comparado com o NEDC, o ciclo de testes WLTP é mais consistente com situações reais de utilização já que se baseia em procedimentos de teste muito rigorosos, levando em linha de conta dinâmicas de condução mais realistas e diferentes temperaturas de ambiente.

Os testes são realizados em condições de laboratório, garantindo assim um padrão harmonizado e os parâmetros incluem distâncias maiores, velocidades médias mais elevadas, períodos de paragem mais curtos e maior número de acelerações e de travagens.

Refira-se que a distância coberta num ciclo WLTP é de 23 quilómetros (11 km no NEDC); os períodos de imobilização do veículo representam apenas 13% da duração total do teste (25% no NEDC) e a velocidade máxima é de 130 km/h (120 km/h no NEDC).

O consumo médio misto do Astra de cinco portas no ciclo NEDC, por exemplo com o motor 1.4 Turbo com injeção direta de gasolina (150 cv), caixa manual de seis velocidades e sistema Start/Stop, é de 5,1-4,9 l/100 km. O mesmo modelo apresenta valores de 8,5-5,0 l/100 km medidos no ciclo WLTP.

Por seu turno, o Astra de cinco portas com motor turbodiesel 1.6 CDTI de 110 cv, com caixa manual de seis velocidades e Start/Stop, mostra consumos mistos de 3,4-3,3 l/100 km no ciclo NEDC. Na norma WLTP figuram os consumos de 5,7-4,2 l/100 km.

Opel-Astra-301322

Outras Notícias

Comentários estão fechados.