Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault, Grupo VW e FCA lideram subida de vendas em agosto

Renault, Grupo Volkswagen e Fiat Chrysler Automobiles lideraram a subida de 30& nas vendas de automóveis, em agosto, segundo os dados da ACEA, a associação europeia dos fabricantes de automóveis.

Foto: DR

Com a entrada em vigor das novas regras de medição de emissões WLTP (de Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure) a entrarem em vigor a 1 de setembro, as marcas apostaram em grandes promoções para limparem stocks, com os consumidores a anteciparem a compra, por receio de subidas nos preços e a aproveitarem os descontos dos modelos que não conseguiram homologação pelo ciclo WLTP.

Os registos de automóveis na Europa cresceram para 1,17 milhões de unidades, muito acima dos níveis normalmente baixos de agosto. Em agosto do ano passado o mercado europeu valeu menos de 903 mil unidades.

No acumulado de janeiro a agosto, os registos cresceram 5,9%, face ao período homologo do ano passado, para 11,2 milhões de unidades.

“Alguns fabricantes de automóveis venderam modelos pré-WLTP a preços extremamente atrativos”, refere o comunicado da ACEA, justificando as subidas de dois dígitos em muitos dos mercados da região.

Os analistas de mercado consultados pela agência Reuters acreditam que a pressão para a baixa de preços se manterá até ao final do ano, enquanto as marcas tiverem em stock veículos pré-WLTP registados antes de 1 de setembro, mas ainda não vendidos.

Vencedores do mês

Nos mercados da União Europeia e da EFTA, o Grupo Renault registou a maior progressão, com um ganho de 56% face aos registos de agosto do ano passado. Este desempenho foi alavancado pelas vendas da Renault, a principal marca do Grupo, que progrediu 67%.

As vendas do Grupo Volkswagen cresceram 39%, com um aumento de 88% da Porsche e de 72% da SEAT. A marca Volkswagen subiu 44%, a Audi 32% e a Skoda 14%.

As vendas em volume da Fiat Chrysler aumentaram 39%, animadas pelo crescimento de 158% da Jeep e de 80% da Alfa-Romeo.

Entre as marcas asiáticas, a Nissan avança 46%, seguida pela Hyundai (35%), Toyota (18%) e Kia (13%).

No segmento premium, as vendas da marca BMW cresceram 4,3%, enquanto a rival Mercedes-Benz perde 5,9%.

Veja aqui a tabela de vendas auto Europa agosto 2018

 

Outras Notícias

Comentários estão fechados.